sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Seguradoras podem encarecer o seguro automóvel

A vontade das companhias de seguros portuguesas em aumentar o custo do seguro automóvel é grande. O presidente da associação portuguesa de seguradores é peremptório quando afirma que as companhias de seguros estão a sentir há muito uma estagnação nos custos do seguro automóvel.

Face aos resultados negativos de quase 33% das empresas nos primeiros 6 meses deste ano, é espectável um acréscimo das tarifas que as companhias praticam para o seguro automóvel. Os ramos automóvel e de acidentes de trabalho, têm funcionado nos últimos tempos como objecto de concorrência entre as companhias de seguros, servindo para atraiar novos clientes, particulares ou empresas. Por isso mesmo, ao longo dos anos, tem-se presenciado uma diminuição dos preços desses seguros e a um aumento da sinistralidade.
O seguro auto e os de acidentes de trabalho são a base de toda a área Não-Vida que, por sua vez, sempre foi fundamental para a actividade seguradora. O facto de os lucros da área Vida - seguros de vida, seguros de capitalização, fundos de investimento e fundos de pensões - terem sido no primeiro semestre de 2010 mais de dez vezes os lucros da área Não-Vida –composta pelo seguro automóvel, seguro habitação, acidentes de trabalho e pessoais, e responsabilidade civil - faz com que as seguradorassintam uma necessidade iminente de aumentarem as tarifas do seguro automóvel. Se isso acontecer, é bem capaz dos restantes produtos do ramo não-vida acompanharem os aumentos. O seguro automóvel têm vindo a ficar cada vez mais acessível.
Nos últimos tempos, graças à elevada concorrência na actividade seguradora, a tendência de descida do valor dos preços tem sido generalizada, mas mais visível no seguro automóvel, segundo os dados da própria Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que calcula em quase um terço a quebra média de prémios nos últimos seis ou sete anos.
Os resultados do European Consumer Satisfaction Índex (ECSI) para o nosso país relativo ao sector segurador mostravam os consumidores cada vez mais agradados com o serviço prestado: a avaliação melhorou em todos os critérios analisados, com especial destaque para o tratamento de reclamações, e os aspectos mais valorizados são a imagem e a qualidade. Os clientes de seguros são por norma pouco leais a uma marca, e bastante sensíveis ao prémio do seguro, embora a maioria dos clientes de seguros entenda que o preço só os fariam trocar de seguradora se a diferença face ao preço actual fosse de pelo menos 20 por cento.

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